DAS é a sigla de Documento de Arrecadação Simplificada. Se trata do documento que contempla os principais impostos pagos pelos micro e pequenos empreendedores optantes do Simples Nacional em uma única guia.
Nesse sentido, toda empresa optante do SIMPLES deve emitir todos os meses a guia de recolhimento do DAS e quitar seus impostos. Seu vencimento ocorre dia 20 de cada mês ou em dia útil subsequente.
Se você se esquecer ou deixar de pagar o boleto, siga os seguintes passos:
1. Acesse o site do SIMPLES Nacional e escolha a opção PGDAS-D e DEFIS.
O acesso ao sistema é feito com certificado digital ou através de um código de acesso — inserindo o CNPJ da empresa, CPF e os caracteres de segurança.
2. Clique em “Emitir DAS Simples Nacional / 2ª Via Boleto Atualizado”.
Será necessário informar novamente o código de acesso ou certificado digital para emissão da Guia.
Se você é MEI, basta entrar no Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, clicar em “Emitir Guia de Pagamento DAS” e selecionar o ano atual, após os meses em atraso e escolher uma nova data de vencimento.
Com relação a atualização do valor em atraso, o sistema do SIMPLES Nacional atualiza automaticamente, lançando uma multa de 2% ao mês-calendário até o limite de 20%. O pagamento da Guia pode ser realizado em qualquer agência bancária ou pela internet.
Escrito por Jéssica Oliveira.
#oliveiraevieiraadv #oliveiraevieira #oev #advogado #advogadosalvador #direito #tributario #contabilidade #simples #simplesnacional #das #simplesatrado #microempreendedor #mei #regime #PGDASD #tributacao #tributo #guia #arrecadacao