Agora é a vez dos homens! O mês de novembro é integralmente dedicado para reforçar o alerta e a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.
De acordo com o site Medprev, o Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, eles tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.
No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation – o nome veio da junção das palavras moustache (“bigode”) e November (“novembro”) –, uma organização sem fins lucrativos que visava à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata. Também foi criada uma plataforma online para receber doações.
O Movember chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia, e é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que podem ser indicativas dessa neoplasia).
Deixe o preconceito de lado! Previna-se, procure um médico!
#oliveiraevieiraadv #oliveiraevieira #oev #direito #advogadoemsalvador #novembroazul #novembro #movember #cancerdeprostata #deixeopreconceitodelado #facaoexame #cancer #cancerprostatico