Em 07 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Federal n.° 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, e hoje ela completa 14 anos.
Mas você sabe quem é Maria da Penha?
Maria da Penha Maia Fernandes, é uma farmacêutica bioquímica, com mestrado em Parasitologia em Análises Clínicas. Após concluir o mestrado, Penha se casou com Marco Antonio, que demonstrava ser muito amável, educado e solidário com todos à sua volta.
As agressões começaram após o nascimento da terceira filha do casal, quando ele conseguiu a cidadania brasileira e se estabilizou profissional e economicamente. Agia sempre com intolerância, exaltava-se com facilidade e tinha comportamentos explosivos não só com a esposa mas também com as próprias filhas.
Em 1983, Marco tentou matá-la por duas vezes: Primeiro com um tiro de espingarda, enquanto ela dormia, que a deixou paraplégica.
A segunda ocorreu quatro meses depois, quando Maria da Penha voltou para casa – após duas cirurgias, internações e tratamentos –, ele a manteve em cárcere privado durante 15 dias e tentou e eletrocutá-la durante o banho.
Sua trajetória buscando por justiça demorou 19 anos, quando em 2002 o Estado brasileiro foi condenado por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
HOJE MARIA DA PENHA UM SÍMBOLO DE LUTA POR UMA VIDA LIVRE DE VIOLÊNCIA!
A agressão pode ser física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral. MAS SUA ATITUDE PODE MUDAR ESSA HISTÓRIA!
NÃO SE CALE, DENUNCIE! DISQUE 180.
Texto escrito por Jéssica Oliveira.
#oliveiraevieiraadv #oliveiraevieira #mariadapenha #violencia #penal #direitopenal #mariadapenha #leimariadaoenha #violenciapsicologica #violenciapatrimonial #violenciacontraamulher#violenciadomestica #violenciafisica #violenciasexual #denuncie #naosecale #agostolilas #denuncieoagressor #respeitoasmulheres